A Majestosa Lagoa dos Cântaros foi alcançada cerca das 05h10min da manhã, depois de uma caminhada de 01h20min com arranque do Covão da Ametade. Esta foi um bocado mais atribulada do que o normal, devido à vegetação densa que em alguns sítios tapava completamente o trilho.
Ao chegar à lagoa ainda com a noite serrada e com o céu limpo, aproveitei para observar as estrelas enquanto aguardava pelo nascer do sol.
Eram cerca das 05h40min da manhã quando o dia começou a aclarar e com ele veio uma grande desilusão, pois a água na lagoa estava agitada, havia nevoeiro e nuvens baixas viradas a Este, condições nada favoráveis ao nascer do sol que era o meu principal objetivo.
Mas um pouco depois das 06h30min o sol conseguiu romper pelas nuvéns e uma luz magnífica começou a iluminar o cume do Cântaro Gordo e nesse instante uma onda calma e serena começou a invadir a lagoa, deixando um cenário deslumbrante e magnífico, que me reduziu à insignificância. Senti-me comovido e sem palavras, perante um panorama tão fascinante, onde somos tão pequeninos no meio daquelas montanhas.
Depois de 20 minutos de explendor, estava na hora da partida para mais uma etapa, o cume do Cântaro Gordo, uma longa e duríssima subida, mas ao chegar lá acima exausto, mas com a certeza que todo o esforço foi recompensado pela beleza da paisagem.
Aos companheiros Hugo Augusto, António Massano, Jorge Marcelino, António Simões e Carlos Pessoa desta expedição resta-me agradecer pela Companhia e camaradagem que demonstraram durante esta manhã.
https://www.facebook.com/dartycosta.photography
www.rcosta.pt